Hidrelétricas são as responsáveis pelo aumento na conta de luz

Energia Eletrica

Solar X Hidrelétrica X Terméletrica X Nuclear

Hidrelétricas, termelétricas e usinas nucleares são os tipos de usinas elétricas mais comuns no Brasil, são elas que geram a energia necessária para não nos deixar na escuridão completa. Todas as três funcionam de forma similar, precisando de um impulso (que varia entre as três), fará girar uma grande turbina, acoplada a um ímã, que, em seguida, produz a energia por meio de um gerador, ou bobina. Todas as três causam um grande impacto ambiental ao Planeta.

A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável.

Saiba Mais

Usinas Hidrelétricas, Termelétricas e Nucleares

Como funcionam estas fontes de energia elétrica tão utilizado no nosso país e tão nocivo para o nosso planeta e como a energia solar poderá mudar esta situação nos proximos anos.

Usinas Hidreolétricas

As usinas hidrelétricas, as mais populares no país, usam a força da água para o movimento da turbina. São construidas barragens em rios geralmente já encachoeirados. A pressão da água faz o movimento, transformando a energia cinética, propiciada pela força das águas, em elétrica.

Por conta da nossa grande e rica hidrografia, o Brasil acaba por utilizar as hidrelétricas como fonte principal de energia. A maior usina deste tipo do mundo é a Itaipu Binacional, pertencente a Brasil e Paraguai.

Porém, as hidrelétricas também provocam alguns desastres ambientais. Logo, mexer em um rio, construindo grandes barragens e fazendo represas, pode inundar muitas âreas ricas em biodiversidade e até mesmo habitadas, mudando muitas vezes os cursos originais dos leitos fluviais, causando problemas em longo e curto prazo.

Usinas Termeletricas

Uma usina do tipo termelétrica usa o calor da queima do carvão (ou outro combustível fôssil) para gerar energia. Este calor liberado aquece âgua no estado líquido que, por sua vez, transforma-se em vapor que movimenta a turbina. Este tipo de produção consiste na transformação de energia térmica em elétrica.

Os impactos ambientais deste tipo de usina são muito grandes. A queima do combustível fôssil, liberado na atmosfera contribuí para, além da chuva ácida, com o aumento do aquecimento global.

Uninas Nucleares

Usinas Nucleares também são temidas por muitos. Fukushima (Japão) e Chernobyl (Ucrânia) foram dois grandes acidentes envolvendo este tipo de geração de energia. Vazamentos nucleares podem colocar em risco a vida de pessoas que habitam regiões próximas, aumentando inclusive a incidência de câncer nas âreas mais prôximas. Sem falar que sua instalação é muito mais cara que as demais.

No Brasil, um exemplo é a Usina Nuclear de Angra dos Reis.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido á  crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos. Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos. A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada á  rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013.No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.

Graças a este crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede. A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e eólicas, e supõe já uma fracção significativa do mix elétrico na União Europeia, cobrindo em media os 3,5 % da procura de eletricidade e atingindo os 7 % nos períodos de maior produção. Em alguns países, como a Alemanha, Itália ou Espanha, atinge máximos superiores a 10 %, do mesmo modo que no Japão ou em alguns estados solarengos dos Estados Unidos, como na Califórnia. A produção anual de energia elétrica gerada mediante esta fonte de energia a nível mundial equivalia em 2015 a cerca de 184 TWh, suficiente para abastecer as necessidades energéticas de milhões de lares e cobrindo aproximadamente um 1 % da demanda mundial de eletricidade.

A ClaraSol Energia Solar foi criado para ajudar aos seus clientes a produzir sua propria energia de forma limpa e sustentável proporcionando a eles a possibilidade de redução nas suas contas de eletricidade mensal e principalmente trazendo-o para essa corrente de sustentabilidade na preservação do eco sistema do nosso planeta.

Solicite um orçamento preenchendo dimensionador do seu Solar fotovoltaico na pagina principal do nosso portal, você se surpreenderá com os valores.